Paraguai recebe Pillan modernizado

A Força Aérea Paraguaya (FAP) recebeu, em 26 de julho, seus dois primeiros treinadores Pillan modernizados para o padrão T-35B(E). Ao todo, serão seis aeronaves no novo padrão, adotado após um processo de melhoria tecnológica a um custo de US$ 6,8 milhões.

Produzido pela Empresa Nacional de Aeronáutica de Chile (ENAER), o T-35 Pillan também está em serviço no Chile, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Panamá e República Dominicana, sendo empregado como treinador primário. A produção foi encerrada ainda nos anos 90.

Em 2024, ganhou destaque na feira aeroespacial Fidae o projeto do Pillan II. A ideia é ter uma nova aeronave de treinamento que possa ser utilizada tanto para o treinamento básico quanto intermediário. A expectativa é de encomendas do Chile e de outras nações.

Humberto Leite

Autor

Edições de Asas

CUPOM: ASAS25 (50% de desconto na nossa loja!) DESCONTO VÁLIDO ATÉ O DIA 22/04

Contato

Email: atendimento@edrotacultural.com.br

Telefones: (11) 2193-2044

 WhatsApp: (11) 9.8250-5919

Cartas para a Redação: enviar mensagem para o nosso WhatsApp.

Editora Rota Cultural, 2026 – Todos os Direitos Reservados – Site desenvolvido por Estúdios Labirinto.