AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Pela primeira vez, drone civil realiza voo de longo alcance no Brasil

Um marco para a operação de aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como drones, ocorreu nesta semana. Pela primeira vez, um drone civil realizou no Brasil um voo de longo alcance. O alcance total chegou a 190 km, a maior parte sobre o mar.

O feito foi realizado pela Petrobras, que desde 2018 tem desenvolvido atividades na área de drones. Nesse voo de recorde, uma aeronave remotamente pilotada voou entre a Base de Imbetiba, em Macaé (RJ), e a plataforma marítima P-51. Foram 172 km voados na ida e 190 km na volta.

O voo pioneiro, classificado como  BVLOS (Beyond Visual Line-Of-Sight), ocorre pouco mais de três meses após a Petrobras assinar com a Omni Táxi Aéreo contratos da Petrobras para operar veículos aéreos não tripulados em missões offshore, isto é, sobre o Oceano. A expectativa é haver a capacidade para transportar até 50 kg de cargas, dispensando o uso de helicópteros para pequenas necessidades logísticas.

Os contratos concedidos pela Petrobras foram firmados com a Omni Taxi Aéreo com o apoio de consultoria da OHI Unmanned, divisão de drones da Omni Helicopters International (OHI). Além do transporte de carga, a missão coletará dados sobre o compartilhamento de espaço aéreo entre UAVs e helicópteros, representando um passo crucial no desenvolvimento da logística aérea não tripulada.

A operação também conta com apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e da NavBrasil.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho