AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Pela última vez, Esquilos partem para a Antártica

Após 32 anos participando de maneira ininterrupta da Operação Antártica (OPERANTAR), as aeronaves UH-13 Esquilo da Marinha do Brasil partiram para sua última expedição ao continente gelado. A despedida da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, já aconteceu com a presença do primeiro UH-17, versão militar do Airbus/Helibras H-135 T3, adquirido pelo Brasil para voar nessa missão.

Conforme a revista ASAS havia adiantado na edição exclusiva sobre a Aviação Naval, em 20 de fevereiro foi assinado o contrato para a aquisição de três aeronaves UH-17. Assim como os UH-13, são helicópteros Bi-turbinas, porém têm vantagens nos seus sistemas de navegação, aviônicos e piloto automático. Outro diferencial é o uso de óculos de visão noturna (NVG).

Operação

Os UH-17 vão ter pela frente uma operação semelhante à última missão dos Esquilos na Antártica. Dois helicópteros devem operar a partir do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel. As aeronaves prestam apoio logístico ao Grupo Base da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e às atividades científicas desenvolvidas naquela região, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro.

A última partida dos UH-13 Esquilo aconteceu no dia 25 de outubro. A missão deve durar todo o período do verão antártico.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho