AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Piloto brasileiro voa pela primeira vez o F-39E Gripen da FAB

image_pdfimage_print

O Major Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta quinta-feira (20 de agosto), na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39E Gripen. Brasileiros já haviam voado aeronaves Gripen anteriormente, mas essa é a primeira vez que um militar do Brasil voa nessa nova versão do caça, que será operada aqui. O F-39E tem várias melhorias, como maior potência e eletrônica mais avançada.

A aeronave decolou do aeródromo da SAAB em Linköping e sobrevoou o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos. O militar está desde janeiro em Linköping e tem passado por uma série de treinamentos que o qualificaram para a pilotagem. Entre eles, o estudo da documentação técnica do F-39 Gripen e muitas horas de treinamento em simuladores. A aeronave pertence já à FAB, mas ainda está em fase de testes.

“O Gripen E FAB 4100 ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena. Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo. Agradeço à FAB por ter confiado a mim a missão de levar ao alto a nossa bandeira em céus suecos”, acrescentou

O Major Cristiano faz parte do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Saiba também detalhes da chegada do primeiro F-39E Gripen ao Brasil:

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros