AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Piloto brasileiro voa pela primeira vez o F-39E Gripen da FAB

O Major Cristiano de Oliveira Peres, piloto de provas da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta quinta-feira (20 de agosto), na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39E Gripen. Brasileiros já haviam voado aeronaves Gripen anteriormente, mas essa é a primeira vez que um militar do Brasil voa nessa nova versão do caça, que será operada aqui. O F-39E tem várias melhorias, como maior potência e eletrônica mais avançada.

A aeronave decolou do aeródromo da SAAB em Linköping e sobrevoou o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos. O militar está desde janeiro em Linköping e tem passado por uma série de treinamentos que o qualificaram para a pilotagem. Entre eles, o estudo da documentação técnica do F-39 Gripen e muitas horas de treinamento em simuladores. A aeronave pertence já à FAB, mas ainda está em fase de testes.

“O Gripen E FAB 4100 ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena. Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo. Agradeço à FAB por ter confiado a mim a missão de levar ao alto a nossa bandeira em céus suecos”, acrescentou

O Major Cristiano faz parte do efetivo do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Saiba também detalhes da chegada do primeiro F-39E Gripen ao Brasil:

Sobre o autor

Redação

Comentário

  • Enquanto isso no Brasil estradas em péssimas condições, rios sem pontes ou pontes de madeira caindo em pedaços, educação e saúde com baixo orçamento, para combater os incêndios não tem aparelhagem, os impostos aumentando, etc. Duvido que vocês não ficam reclamando que tudo está caro, que os impostos estão altos, que se precisar do SUS morre esperando, e assim por diante. Se toquem pessoal. Enquanto isso sobra dinheiro para gastar com salários de militares, comprar blindados, submarinos, navios, aviões… Isso dará um ótimo futuro ao país. Vai encher o prato do brasileiro de comida. Gostamos de pagar impostos para serem gastos com coisas tão inúteis. Viva o Brasil.

Clique aqui para comentar