AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Porta-aviões britânico será comandado por uma mulher

HMS Queen Elizabeth no Oman. Foto: Rich Denton

Pela primeira vez, a Royal Navy terá uma mulher no comando de um dos seus navios mais importantes. A partir de janeiro de 2025, a comandante Claire Thompson assumirá a função no HMS Queen Elizabeth. Vale lembrar que 35 anos atrás a força naval britânica, uma das mais prestigiadas no mundo, não permitia mulheres em funções embarcadas.

Claire Thompson ingressou na Royal Navy em 2005 e tem passado boa parte da sua carreira em funções embarcadas. Depois de passar por várias embarcações, ela está atualmente no comando da HMS Montrose, fragata apontada como a mais eficiente em 2022.

Já o HMS Queen Elizabeth, atualmente em reparos, está em serviço desde o fim de 2017. Com 284 metros de comprimento e deslocamento total de 72 mil toneladas, o porta-aviões leva até 36 aeronaves, entre caças stealth F-35B Lightning II e helicópteros Merlin, Wildcat, Apache e Chinook.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentários

  • Sou de Brasilia-DF e gostaria de saber onde posso comprar a revista Asas pois não encontro mais em banca de revista

  • Tantas funções dignas pras mulheres e elas se juntam a nós homens, amantes da morte e destruição, ainda bem q a quarta guerra mundial já esta chegando, pois os EUA e União Soviética fizeram a 3a guerra mundial com mais de dois mil testes. Que DEUS ilumine a cabeça delas. Na Ucrânia já estão matando grávidas.

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho