AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Presidente do Peru confirma compra de 24 caças Gripen

A presidente do Peru, Dina Boluarte, confirmou a compra de 24 aviões de combate Gripen E, versão semelhante a que está em processo de entrega para o Brasil. O negócio é estimado em cerca de US$ 3,5 bilhões. A compra já é dada como certa pelo portal Peru21.

Com a confirmação, o Peru terá, ao lado do Brasil, os mais avançados jatos de combate da América do Sul. Rival histórico do Chile, o país andino esteve na dianteira até o início dos anos 2000, quando a Fuerza Aérea de Chile recebeu seus primeiros F-16C/D. A Colômbia também avança para a aquisição de caças Gripen, do mesmo modelo, após comunicado presidencial ocorrido em abril.

O anúncio do Peru significa ainda que, na prática, o Gripen E venceu uma disputa acirrada contra o Lockheed F-16 Block 70, o Eufofighter Typhoon, o Dassault Rafale e mesmo o sul-coreano KF-21 Boramae, ainda em fase de desenvolvimento. O objetivo é substituir os doze Mirage 2000 em uso desde os anos 80 – é provável que menos da metade ainda esteja em condições de voo.

Como de costume, será necessário aguardar as negociações para a assinatura do contrato, o que efetivamente trará detalhes como valores e prazos de entrega. Não há, ainda, indicações de que essas aeronaves possam vir a ser fabricadas no Brasil, onde a Saab planeja ter uma linha de montagem, inicialmente para fabricação de 15 unidades para a Força Aérea Brasileira.

Em 2024, durante o exercício multinacional CRUZEX, realizado em Natal (RN), militares peruanos puderam confierir de perto a operacionalidade dos F-39E brasileiros.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentário

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho