AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Primeiro Gripen brasileiro virá de navio

Foto: SAAB
image_pdfimage_print

Um navio trará ao Brasil o primeiro caça F-39 Gripen do país, previsto para chegar em outubro. A informação foi confirmada pela Saab em vídeo divulgado hoje, que revela também o primeiro voo do sete protótipo do avião de combate já encomendado pelas forças aéreas da Suécia e do Brasil.

Com sete protótipos, a fase de teste está acelerada. “Estamos em um período de intensa expansão de envelope em paralelo com testes táticos com todos os nossos sistemas em bordo, como radar, IRST e de guerra eletrônica”, conta Mikael Olsson, chefe da equipe de voos de teste da Saab.

O próximo passo é expandir os locais de testes. Além do espaço aéreo próximo à fábrica da Saab, na região central da Suécia, protótipos serão enviados para um outro local do país e para o Brasil, onde ficará baseado nas intalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

O planejamento prevê um ano de testes nas mãos de funcionários da Embraer e da Saab antes da primeira entrega para a Força Aérea Brasileira, prevista para ocorrer em 2021.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros