No último dia 18, a Bell Helicopters anunciou o primeiro voo da mais nova aeronave tiltrotor da empresa, o Bell V-280 Valor em Amarillo, Texas. Graças à característica tiltrotor, ele combina as melhores características de um helicóptero (pouso e decolagem em curtíssimos espaços e até mesmo em ambientes confinados) com as melhores características de uma aeronave de asa fixa (altas velocidades de cruzeiro).
Ao olhar o Bell V-280 Valor torna-se impossível não compará-lo ao V-22 Osprey, seu antecessor. Contudo, ao colocarmos as duas aeronaves lado a lado, percebemos que, apesar da aparente semelhança, elas colecionam mais diferenças do que similaridades.
É uma nova era que o V-280 inicia entre as aeronaves tiltrotor e as diferenças com seu antecessor são gigantescas, sendo que a nova aeronave é mais leve e enxuta. Outra é que, ao fazer a transição do voo vertical para o horizontal, a nova aeronave move apenas os rotores e transmissão, diferente de seu antecessor em que os motores se movimentavam junto com os rotores o que exigia mecanismos muito mais robustos e complexos.
A despeito de possuir uma menor capacidade de carga (aproximadamente 5 toneladas contra cerca de 7 do V-22) ele possui maior velocidade de cruzeiro: 280 nós (cerca de 520km/h) contra 266 nós (420 km/h) do Osprey. Contudo, a maior diferença está no preço. Enquanto um V-22 Osprey custa cerca de 70 milhões de dólares, a previsão é de que o V-280 Valor custe por volta de 25 milhões, ou seja, muito próximo do custo de um Sikorsky UH-60 Black Hawk.
O Bel V-280 Valor é parte de um programa que juntou as gigantes de tecnologia e defesa Bell Helicopter, Lockheed Martin, GE, Moog, IAI, TRU Simulation & Training, Astronics, Eaton, GKN Aerospace, Lord, Meggitt e Spirit AeroSystems que estão trabalhando juntas no desenvolvimento da aeronave como um todo.