A maior aeronave já desenvolvida e produzida no Brasil, o Embraer KC-390 completou mais um importante passo: a Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC).
Isso assegura que a aeronave atingiu as condições necessárias para o início das operações da aeronave, de acordo com o que foi solicitado pela FAB à Embraer. A aeronave recebeu também o Certificado de Tipo Provisório junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC ) que atesta que o projeto seguiu todos os exigentes requisitos de certificação de aeronaves da categoria transporte.
“É com grande satisfação que anunciamos o atingimento deste marco importante para o Programa KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
A campanha de certificação segue dentro do cronograma estabelecido pela Embraer e os testes realizados tiveram grande sucesso o que mostra a maturidade da aeronave e da Embraer.
O programa KC-390 tem hoje dois protótipos e acumula mais de 1.500 horas de voo, mais de 40 mil horas de testes em laboratório em diversos sistemas da aeronave com a campanha de ensaios estruturais se aproximando do fim restando apenas o ensaio de fadiga em corpo de prova em escala real.
Para 2018 estão previstos, além da entrega da primeira aeronave à FAB, a emissão do Certificado de Tipo final pela ANAC, a realização de mais ensaios em voo de funcionalidades militares como reabastecimento aéreo, lançamento de cargas, etc. para que se atinja a Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC), objeto da certificação militar final da aeronave.
A Embraer, que foi fundada para a fabricação dos EMB-110 Bandeirante, coloca muita responsabilidade nas asas do KC-390 que será o sucessor do Lockheed Martin C-130 Hercules, um veterano renomado mas que já sente o peso da idade. O KC-390 deverá fazer tudo o que o C-130 faz hoje a um custo muito menor, tanto de aquisição quanto de operação da aeronave.