AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA Documento ASAS

Quando eleições “abateram” um caça incrível…

É uma história lamentável. Quando o CF-105 Arrow foi apresentado ao mundo, em 1957, o nível de inovação do jato canadense era impressionante. Criado para enfrentar a ameaça dos então novos bombardeiros soviéticos Tu-95 e Tu-16, o supersônico seria o meio mais avançado para a proteção da América do Norte.

Para se ter uma ideia, nem o F-4 Phantom II norte-americano nem o Mirage III francês haviam sequer voado, e o CF-105 Arrow já apresentava um desempenho superior. Até um sistema precursor dos atuais fly-by-wire estava instalado. Porém, o CF-105 nunca passou de um sonho: por conta da política, a Royal Canadian Air Force jamais recebeu o interceptador. E tudo envolvendo o projeto, os protótipos, a linha de montagem e até os desenhos foram destruídos… por conta de política!

Em 1997, uma minissérie de três capítulos contou toda essa história real, que mistura empreendedorismo, ousadia, política, conspiração e aviação. E você vai descobrir TUDO sobre essa produção, e conhecer o avião que a inspirou, aqui, com Claudio Lucchesi e Kowalsky.: