Quatro caças F-39E da Força Aérea Brasileira participaram juntos de um desfile aéreo realizado ontem, 9 de janeiro, em Brasília (DF). O sobrevoo ocorreu por conta da cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante de Preparo, do Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida ao Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.
Além dos quatro Gripen, a FAB mobilizou um par de F-5EM, dois A-1M, um SC-105 Amazonas, um E-99M e um KC-390. O sobrevoo da formação sobre diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal ganhou projeção nas páginas de redes sociais e na imprensa local. Só atrapalhou o céu com péssimas condições para imagens.
O Gripen fez sua estreia em desfiles aéreos na capital no ano passado, durante os festejos de 7 de Setembro. Agora, o sobrevoo comemorativo demonstra a disponibilidade dos caças e, simbolicamente, chama a atenção por ter sido a aeronave mais numerosa empregada na solenidade.
A Força Aérea Brasileira já conta com seis caças F-39E no 1º Grupo de Defesa Aérea, sediado em Anápolis (GO), cidade próxima à Brasília. A mais recente foi recebida em 15 de dezembro, após vinte dias de viagem marítima desde a Suécia e desembarque em Navegantes (SC). Uma sétima aeronave está em testes com a Embraer e a Saab, sendo utilizada a sede da empresa brasileira em Gavião Peixoto (SP).