AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Quem vende mais armas?! EUA ou Rússia?

Os caças MiG-29 poloneses são usados em treinamentos contra outros caças da OTAN, como esse F-16 dos EUA
image_pdfimage_print

Com base nos dados do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), uma organização independente que pesquisa questões de armamentos, o cientista de dados Will Geary fez um vídeo mostrando o comércio mundial de armas e sistemas de defesa entre 1950 e 2017.

É possível visualizar os principais compradores cada país e ver também a divisão do poder da indústria bélica pelo mundo. Em 1955, por exemplo, a URSS detinha 40% do mercado, os EUA estavam com 30% e todos os demais fabricantes do mundo estavam com 30%.

Já em 1977, os EUA estavam na liderança com 44% e a URSS estava em 28%, empatada com a soma dos outros fornecedores mundiais.

Com a chamada Nova Ordem Mundial, a Rússia entrou em declínio: em 1996, respondia por 17% do comércio mundial de armas, enquanto os EUA despontavam com 49% e os demais países abocanhavam 34% do mercado.

Em 2017, o mundo já não era mais dividido apenas entre EUA e Rússia: fatias de 40% do mercado foram para os norte-americanos e para os demais fornecedores. Os russos ficaram com 20%.

Assista ao vídeo:

Interessante notar também o papel do Egito. Em 1969, o país era o maior comprador de armas da URSS. Na década de 80, já estava entre os maiores compradores dos Estados Unidos, à frente de vários aliados da OTAN. Outra curiosidade é que em 1978 o Irã foi o maior comprador de armas dos EUA.

Em 2017, os maiores compradores de material norte-americano foram, pela ordem: Arábia Saudita, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Iraque, Turquia, Taiwan, Cingapura, Índia e Reino Unido. Do lado dos russos, despontam Índia, China, Argélia, Vietnã, Egito, Azerbaijão, Venezuela, Síria, Iraque e Cazaquistão.

Para saber mais sobre o trabalho de Will Geary, acesse o site https://www.patreon.com/willgearymaps

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros