AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia estaria interferindo no GPS em Israel

Aliada do governo Sírio, a Rússia mantém tropas no país

Nenhuma autoridade ainda explicou o fato, mas já se sabe que Israel vem enfrentando problemas de sinal de GPS em seu território desde o início de junho. O assunto foi confirmado pela autoridade de aviação civil israelense depois que a Associação Internacional de Pilotos de Linha Aérea (IFALPA) alertou que aeronaves civis ocasionalmente estão perdendo o sinal de GPS na área.

A segurança do tráfego aéreo tem sido mantida com o uso de outras tecnologias como radares e demais equipamentos de navegação e apoio ao pouso. O governo de Israel, contudo, também analisa o caso sob o ponto de vista militar.

Uma reportagem da CNN apontou que, segundo fontes militares israelenses, a Rússia estaria por trás da interferência no sinal. O problema teria sido causado por conta do trabalho de interferência do sinal de GPS que realizado pela Rússia na Síria, próxima a Israel.

A Rússia estaria atuando para proteger suas tropas e seus aliados dos ataques de drones. Segunda matéria do jornal The Times of Israel, a interferência no território judeu seria uma espécie de dano colateral, não sendo internacional. A falha dos equipamentos de GPS também tem ocorrido na Síria desde que aeronaves remotamente pilotadas atingiram bases russas. Em certa ocasião, trezes dessas aeronaves foram usadas simultaneamente. Não foi possível, na ocasião, identificar o operador dos aviões controlados à distância.

Agora, fontes russas apontaram como falsa a acusação de que estejam realizando algum tipo de interferência nos sistemas de GPS.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Um comentário

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!

Nova edição da ASAS!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho