De acordo com o vice primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Rogozi, o segundo protótipo do Irkut MC-21 deverá fazer seu primeiro voo na última semana de fevereiro ou, caso os engenheiros encontre dificuldades nos testes de solo, em março.
Os testes de voo prosseguem com a primeira célula do MC-21 já tendo realizado mais de 30 pousos e decolagens, segundo a estatal Irkut. Outras células estão sendo fabricadas para a campanha de testes visando a certificação da aeronave, incluindo uma equipada com os motores russos Aviadvigatel PD-14. A fabricação em série da aeronave deverá se iniciar em 2019, contudo, ainda somente para os MC-21 equipados com os motores ocidentais Pratt & Whitney PW1400G.
O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros em configuração de duas classes. Segundo a Irkut, graças ao uso de novas tecnologias e materiais incorporados ao projeto da aeronave, os custos de operação da aeronave devem ser até 15% menor que os concorrentes como o Airbus A321neo e o Boeing 737 MAX 9.
Até o momento o MC-21 já tem 175 encomendas firmes com mais 100 opções, em sua maioria para empresas aéreas da Rússia como a Aeroflot. Sua certificação naquele país está prevista para 2018 enquanto a certificação EASA para 2019.
Mais informações sobre o Irkut MC-21 na Edição 97 da Revista ASAS.