ESPAÇO

SpaceDataHighway inicia serviço completo com o Copernicus

O SpaceDataHighway, a infovia espacial operada pela Airbus, começou a retransmitir regularmente os dados do satélite Sentinel-2A, após o término bem-sucedido do período de comissionamento. Isso marca o início do serviço do SpaceDataHighway utilizando os quatro satélites Copernicus Sentinel e o início de uma nova era para usuários de imagens baseadas no espaço.
Os dois primeiros conjuntos Copernicus Sentinel-1A e -1B e -2A e -2B de observação da Terra estão inseridos nesse serviço como clientes-âncora do SpaceDataHighway sob um acordo entre a União Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA) como proprietários do Programa Copernicus, e a Airbus como proprietária e operadora comercial do SpaceDataHighway.

Desde que passou a utilizar o SpaceDataHighway, a constelação Sentinel-1 aumentou em cerca de 50% a quantidade de dados que produz. O serviço também pode proporcionar valor operacional agregado aos usuários do Sentinel-1, melhorando consideravelmente a disponibilidade dos dados de observações fora da Europa. Este é um ativo importante para os usuários, especialmente no que se refere ao monitoramento de rotina de áreas remotas no domínio das aplicações marítimas ou a avaliação de desastres naturais e reação imediata a emergências.

O SpaceDataHighway é a primeira “fibra óptica no céu” do mundo e é baseado em tecnologia laser de ponta. Será um sistema único de satélites em posições fixas ligados a uma rede de estações terrestres, com o primeiro deles – o EDRS-A – já em posição no espaço. Todo dia, ela pode retransmitir até 40 terabytes de dados adquiridos por satélites de observação, VANTs e aeronaves tripuladas, a uma taxa de 1,8 Gbit/s.

Os satélites de retransmissão são projetados para se conectarem com satélites de baixa órbita via laser, coletando seus dados enquanto eles viajam milhares de quilômetros mais abaixo, escaneando a Terra. O SpaceDataHighway envia imediatamente os dados coletados para a Europa a partir de sua posição mais alta, pairando em órbita geoestacionária, atuando como intermediário. Este processo permite que os satélites mais baixos continuem a enviar para a Terra as informações que estão coletando, em vez de ter que armazená-los até passarem por suas próprias estações terrestres. Dessa forma, eles podem enviar mais dados, mais rapidamente.

O SpaceDataHighway é uma parceria público-privada entre a ESA e a Airbus, com os terminais laser desenvolvidos pela Tesat-Spacecom e pela DLR German Space Administration. O EDRS-A, o primeiro satélite de retransmissão do SpaceDataHighway, foi lançado em janeiro de 2016 e oferece cobertura da costa leste dos EUA até a Índia. Um segundo satélite será lançado em 2018. Ele duplicará a capacidade do sistema e ampliará a cobertura e a redundância do sistema. A Airbus está disposta a expandir o SpaceDataHighway com um terceiro node, o ERDS-D, a ser posicionado sobre a região Ásia-Pacífico.

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