AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

StormBreaker: Super Hornet testa novo armamento

image_pdfimage_print

A US Navy e a empresa Raytheon confiram a realização do primeiro teste com a GBU-53/B StormBreaker. Um caça Super Hornet fez o lançamento em um ponto determinado na água, sem terem sido divulgados detalhes adicionais.

O objetivo é que a GBU-53/B já esteja pronta para operação até o fim do ano. A bomba de planeio, anteriormente chamada de Small Diameter Bomb Increment II (SDB II), já está operacional com o F-15E Strike Eagle da United States Air Force. O próximo passo é fazer a integração com os caças F-35B e F-35C.

Com 93 kg de massa e 1,76cm de comprimento, a bomba se destaca pela capacidade de planeio, modendo atingir alvos fixos a até 110 km de distância ou, para o caso de alvos móveis, a até 72 km. A guiagem acontece com sistemas inerciais, de datalink, infravermelho, por ondas e por iluminação laser ativa e semi-ativa.

Um único F-15E pode levar até 28 bombas do tipo. Já o F-35 poderá levar oito unidades internamente, no compartimento de armas, sem perder a capacidade stealth. Caso o caça voe em modo que permite a detecção, mais 16 podem ser levadas sob as asas.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros