AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Teleporto em Maricá será primeiro passo de nova joint venture

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e o grupo industrial italiano Leonardo assinaram nesta quarta-feira (12/02) uma joint venture voltada para projetos nas áreas de aviação, comunicação e segurança. Pelo documento assinado nesta quarta-feira, uma nova companhia surgirá, na qual a Codemar – autarquia que é o braço técnico da Prefeitura de Maricá – terá 49% de participação, cabendo à Leonardo os 51% restantes. O investimento inicial previsto é de R$ 2 milhões.

O documento prevê a implantação de uma base da Leonardo, o principal conglomerado de tecnologia, aviação e segurança da Itália, baseada no aeroporto do município. Além disso está a instalação na cidade – a cargo da Telespazio, empresa que integra o conglomerado italiano – de um teleporto, composto por 30 antenas, para operações de comunicação via satélites de baixa órbita. A tecnologia beneficia especialmente o setor de petróleo, que demanda alta capacidade de transmissão de dados, e é compatível com e banda larga 5G, ainda em processo de regulamentação no Brasil.

Para a Prefeitura de Maricá, a parceria reforça o papel estratégico da cidade no cenário de petróleo & gás no principal estado produtor do país. “Para a cidade, se estabelece hoje uma dimensão de notório desenvolvimento e de imenso desafio. É um despertar de possibilidades para além da parceria, de desenvolvimento científico e tecnológico. Por isso fazemos o anúncio desse teleporto, que dá à cidade um protagonismo que ainda não há na América Latina”, disse em seu discurso o prefeito Fabiano Horta.

“Basicamente, a Telespazio construirá aqui um teleporto satelital muito grande, que irá disponibilizar serviços de banda larga numa dimensão que não existe hoje. Isso é absurdamente inovador, não há nada igual na América Latina. O sistema estará em operação até o fim do ano, oferecendo transmissões de baixa latência sobretudo para o setor de óleo e gás, que gera uma demanda enorme por esse serviço”, explicou o CEO da Telespazio, Marzio Laurenti.

Está prevista também a capacitação e atualização de pilotos de aviões e helicópteros em simuladores, além da formação de mão-de-obra para manutenção de aeronaves – sobre esta capacitação, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, anunciou a chegada de uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) ao município, cujo primeiro curso será justamente o de manutenção de helicópteros.

Presidente da Codemar, José Orlando Dias ressaltou que a joint venture é fruto de mais de seis anos de esforços. “Quero destacar o quanto é importante a vinda de uma empresa do porte da Leonardo para Maricá. Nós ganhamos de municípios como São Paulo, a empresa confia em nós. Para o município, a importância dessa parceria terá efeitos em pouco tempo, com o aumento no número de empregos e na geração de receitas. E também o potencial de atração de empresas que integram a cadeia produtiva, como a própria Telespazio”, afirmou.

CEO da Leonardo, Lorenzo Mariani afirmou que Maricá recebeu a benção do petróleo, que decidiu explorar de forma sábia e inovadora, olhando para o futuro. “Usar os recursos tirados da mãe natureza para melhorar a vida das pessoas. A Leonardo está presente no Brasil desde os anos 1970, mas hoje penso que começamos uma nova era, usando nossa capacidade, nossos produtos e sistemas para desenvolver tecnologias aqui, num laboratório vivo: novas soluções e treinamento para o mercado”.

A joint venture é resultado de um acordo firmado em julho de 2019, em Roma, no qual a empresa e a Codemar estabeleceram os princípios para a nova companhia.

A Leonardo atua há 40 anos no Brasil. Seus radares equipam mais de 150 aeronaves militares brasileiras e há mais de 200 helicópteros desse fabricante em operação no país, além de radares de controle de tráfego aéreo, meteorológicos e serviços de monitoramento via satélite para plataformas da Petrobras na Bacia de Campos.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Assine Asas!

Parceiros