AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

USAF começa a contratar empresas de reabastecimento em voo

Entre os dias 23 e 29 de junho, um avião reabastecedor KC-135 da empresa Metrea Strategic Mobility (MSM) realizou 13 reabastecimentos em voo de aeronaves RC-135 Rivet Joint e E-3 Sentry da United States Air Force (USAF), durante o exercício Resolute Hunter. O objetivo desse tipo de contrato é apoiar treinamentos e outras operações em cenários controlados, deixando a frota própria de reabastecedores dedicada a missões operacionais.

A oferta de serviços privados de reabastecimento em voo cresceu nos últimos anos, porém a MSM é apenas a segunda a realizar o procedimento com o chamado Flying Boom, no modelo utilizado pela USAF. A outra é a Omega Air Refueling, que também oferece reabastecimentos pelo sistema probe-and-drogue, tal como utilizado na Força Aérea Brasileira e na maioria das forças militares.

KC-135 da Metrea

A MSM conta com quatro KC-135 adquiridos usados da força aérea de Cingapura em 2020. As aeronaves se destacam pela camuflagem cinzenta em vários tons, diferente das aeronaves em serviço em forças militares. As aeronaves também vão contar com um sistema para reabastecimento do tipo probe-and-drogue. A ideia é poder conquistar novos contratos, especialmente com a US Navy, que necessita de reabastecedores com os dois sistemas, principalmente por conta da entrada em serviço dos P-8 Poseidon, que recebem combustível via Flying Boom. Em abril, a MSM já realizou uma operação do tipo com um P-8 norte-americano.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho