Os 24 jatos de ataque A-10 Thunderbolt II da United States Air Force (USAF) baseados em Osan, na Coreia do Sul, começarão a ser retirados do serviço operacional em janeiro. No lugar deles, o 25th Fighter Squadron passará a contar com os novos F-35A Lightning II.
Desde o desenvolvimento do F-35, houve críticas a respeito da capacidade de realizar missões de apoio aéreo aproximado, atuando próximo a tropas e na destruição de blindados e posições de artilharia. O jato não conta, por exemplo, com o canhão GAU-8 Avenger de 30mm do A-10.
Porém, a experiência de Israel na Faixa de Gaza trouxe resultados considerados positivos. Jatos F-35I têm realizado voos com bombas GBU-31 JDAM de quase uma tonelada para atingir alvos próximos, atuando em coordenação com as tropas em solo. Há informações de que haveria lançamento de bombas contra alvos inimigos a meros 200 metros das forças israelenses, um terço do limite de 600 metros estabelecido em treinamentos.
De acordo com a USAF, a troca dos A-10 pelos F-35 acontece em um contexto de fortalecimento da presença na península coreana. Caças F-16 baseados ali também passarão por um processo de modernização, além de jatos F-15EX Eagle II serem baseados no Japão.
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