AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Venezuela comemora visita de bombardeiros russos

Os Tu-160 foram usados para atacar a Síria e os russos retomaram o projeto da aeronave
image_pdfimage_print

“Nós somos construtores da paz”. Foi essa frase dita por Vladimir Padrino López, “cidadão-general” Chefe do Estado Maior da Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB), ao recepcionar nesta segunda-feira dois bombardeiros estratégicos Tu-160 Blackjack da Força Aérea Russa no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, na cidade de Maiquetía, próximo à capital, Caracas.

O militar venezuelano afirmou se tratar de uma missão de paz. “Que ninguém no mundo tema pela presença desses aviões”, disse. Porém, disse que outros países estão causando um desequilíbrio político e militar na região. “Dizemos ao mundo inteiro que assim como estamos cooperando com outras áreas de desenvolvimento, também estamos nos preparando para defender a Venezuela até o último palmo, quando for necessário”, garantiu.

Não se sabe até quando as aeronaves russas permanecerão na região. Elas chegaram acompanhadas de um An-124 um Il-62. Foram mais de 10 mil quilômetros de traslado, essencialmente sobre o Oceano Atlântico. “O voo foi realizado em estrito acordo com as regulamentações internacionais para o uso do espaço aéreo”, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado oficial.

Tanto a Rússia quanto a Venezuela divulgaram a missão como uma cooperação internacional que envolve muitas áreas. Em 2008 e 2013 os Blackjacks também estiveram em exercício semelhante no país latino.

Os Estados Unidos repudiaram a presença russa na região. Em entrevista coletiva realizada hoje no Pentágono, o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Coronel Robert Manning, disse que a abordagem russa é completamente diferente da americana. Segundo ele, os Estados Unidos enviaram par a região um navio-hospital, o USNS Comfort. “Enquanto oferecemos ajuda humanitária, a Rússia envia bombardeiros”, disse.

Os Venezuelanos afirmam se tratar de uma exercício pela paz, mas como preparação para a guerra

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros