O que você perguntaria a Alberto Santos Dumont se pudesse conversar com ele? Sobre o medo de voar, a insistência depois de uma experiência frustrada ou a vida em Paris quando a aviação ainda estava nascendo? É essa curiosidade que inspira o Santos Dumont Q3-14B, projeto de inteligência artificial desenvolvido pela Stella Tecnologia para recriar, em uma conversa, aspectos da linguagem e do universo do inventor.
Santos Dumont faleceu em 1932, há 94 anos. A proposta é aproximar o público de uma figura que muitas pessoas conhecem pelo 14-bis, pelo chapéu e pelas fotografias dos livros de história. Na experiência concebida pela Stella, o visitante pode conduzir a conversa a partir de suas próprias perguntas e explorar o raciocínio inventivo, as dificuldades e o contexto em que suas ideias surgiram.
Para construir essa representação, a equipe treinou um modelo de linguagem com aproximadamente 70 mil exemplos especializados, reunindo informações sobre sua trajetória, aviação, engenharia e a sociedade de sua época. O sistema foi preparado para conversar em primeira pessoa, com um estilo inspirado no inventor, incluindo curiosidade, elegância e humor. Cada resposta é gerada a partir da pergunta e do contexto da conversa.

A tecnologia oferece uma possibilidade de aproximação com a história para estudantes, professores, famílias e interessados em aviação. Uma criança pode querer saber por que um avião consegue voar; um adulto pode perguntar como era defender uma ideia que parecia impossível. O valor da experiência está em despertar novas perguntas e incentivar a procura pelos relatos e documentos que contam essa trajetória.
A representação é experimental. Suas respostas são produzidas por inteligência artificial, podem conter erros e não devem ser interpretadas como falas autênticas ou opiniões comprovadas de Santos Dumont. O personagem digital foi construído a partir de uma interpretação de sua história e de sua linguagem. Essa distinção permite explorar a experiência sem confundir uma conversa imaginada com um registro do passado.
A iniciativa nasceu na Stella Tecnologia, empresa brasileira que desenvolve drones. Construir uma aeronave exige combinar diferentes áreas de conhecimento, e a inteligência artificial integra essa expansão da companhia. O modelo Santos Dumont é um dos projetos da empresa nessa área; a experiência de treinamento também é aplicada a outros modelos e agentes para aviação e inteligência.
“O Santos Dumont Q3-14B é a parte visível de um trabalho muito maior. Estamos desenvolvendo internamente competência para especializar modelos de inteligência artificial em engenharia, aviação e defesa. Não pretendemos competir na criação de grandes modelos fundamentais; queremos dominar sua adaptação a aplicações reais”, afirma Gilberto Buffara, CEO da Stella Tecnologia.
O projeto tem como endereço de referência o site www.santosdumont.ai. A presença da Stella no Hugging Face e seu site institucional complementam os canais para acompanhar a iniciativa e conhecer o trabalho da empresa.












