AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Vídeo mostra missão real de helicóptero T129 Atak

image_pdfimage_print

Com uma câmera instalada no cockpit do piloto de um helicóptero de ataque T129 Atak, as forças de defesa da Turquia divulgaram um vídeo 360º que mostra uma missão real de um par dessas aeronaves que teria sido realizada em junho de 2020.

Ao longo de 20 minutos e 9 segundos, destacam-se a navegação a baixíssima altura (Nap-Of-the-Earth – NOE) e ataques com foguetes de 70mm e com o canhão de 20mm. O vídeo teria sido filmado na província de Bitlis e possivelmente os alvos atacados são tropas da minoria separatista curda.

Com dois motores LHTEC CTS800-4A, o T129 Atak tem um rotor de cinco pás e pode alcançar até 278 km/h. Nas asas, pode levar foguetes não guiados e mísseis ar-ar (AiM-92 Stinger, Mistral ou AiM-9 Sidewinder) e ar-solo (AGM-114 Hellfire, UMTAS ou CIRIT). Os dois tripulantes sentam em tandem, com o artilheiro à frente.

A Turquia encomendou um total de 77 unidades, sendo 59 para o exército e 18 para a Gendarmerie. A Força Aérea das Filipinas encomendou oito e o Exército paquistanês mais 30.

Em 2019, a empresa Turkish Aerospace Industries (TAI) fez uma turnê do T129 Atak em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O foco era apresentá-lo para as Forças Armadas brasileiras, com destaque para o Comando da Aviação do Exército.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros