AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Vote em cientistas brasileiros para prêmio internacional

Estudos liderados por Micael Carmo (esq.) e Fernando Catalano (dir.) levaram a melhorias inovadoras de redução de ruído na nova geração de aeronaves comerciais da Embraer da família E2. Foto: Embraer

Dois cientistas brasileiros, Fernando Catalano e Micael Carmo, contam com o seu voto para o prêmio popular do Escritório de Patente Europeu (EPO), o European Inventor Awards. Eles concorrem graças aos estudos que desenvolveram para redução do ruído e de emissão de CO2 da nova geração de jatos comerciais da Embraer, os E2.

O link para votação é https://a.cstmapp.com/login/973466/?vote=144556_707562055&lc=eng

Qualquer pessoa pode votar. Basta entrar na página e fazer o login com o e-mail, Facebook, perfil do Google ou LinkedIn. Cada voto vai fazer diferença: foram mais de 500 candidaturas na categoria “Países não pertencentes ao EPO”. Eles estão entre os 12 finalistas, que incluem pesquisadoras em áreas como ciências da computação, química e painéis solares. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 9 de julho, em Malta.

Embraer 190-E2 Foto: Steve Lynes

Financiado por meio de uma iniciativa colaborativa entre Embraer, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o programa Aeronave Silenciosa foi liderado pela empresa em conjunto com outros centros de pesquisas do Brasil, Inglaterra, Alemanha e Holanda, envolvendo mais de 200 pesquisadores que geraram diversas patentes e importantes contribuições para o desenvolvimento de aeronaves mais eficientes.

Micael Carmo atua como Gerente Sênior de Interiores, Ruído e Vibração junto ao departamento do Engenheiro-Chefe da Embraer. le é considerado um especialista renomado em controle de ruído de aeronaves e pesquisa em aeroacústica, e é co-inventor de sete patentes relacionadas ao tema. Participou do programa Aeronave Silenciosa desde o início.

Já Fernando Catalano atua há 40 anos na Universidade de São Paulo (USP), lecionando e pesquisando na área. Ele é diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP. A parceria colaborativa entre Embraer e USP já dura 20 anos, mas foi consolidada durante o projeto “Aeronave Silenciosa”.

Financiado por meio de uma iniciativa colaborativa entre Embraer, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o programa Aeronave Silenciosa foi liderado pela empresa em conjunto com outros centros de pesquisas do Brasil, Inglaterra, Alemanha e Holanda, envolvendo mais de 200 pesquisadores que geraram diversas patentes e importantes contribuições para o desenvolvimento de aeronaves mais eficientes.

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