Ninguém sabe ao certo o que o veículo espacial Boeing X-37B faz, mas neste domingo ele voltou à Terra após 780 dias no espaço. Designada como Orbital Test Vehicle, a nave operada pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) não é tripulada e já passou um total de 2.865 dias em órbita, ao longo de cinco missões realizadas desde 2010. O pouso aconteceu no Kennedy Space Center.
Nessa última missão, o X-37B foi lançado por um foguete Falcon 9. Nas demais foram usados foguetes Atlas V. A próxima missão já está marcada para meados de 2020.

Oficialmente, a USAF confirma que o X-37B é usado para realizar testes de tecnologias de satélites e veículos espaciais. Não se sabe, porém, exatamente quais experimentes seriam esses, muito menos se o X-37B teria algum tipo de capacidade militar, como reconhecimento, comando para mísseis balísticos ou mesmo lançamento de armas no espaço, sendo que o Pentágono negou essa última possibilidade.
US Space Force
O chefe do Estado-Maior da USAF, General David. L. Goldfein, relembrou os planos de expansão da presença militar dos Estados Unidos. “O céu não é mais o limite para a US Air Force e, se o Congresso aprovar, a US Space Force“, afirmou.
- Ex-piloto de AMX irá à Lua na missão Artemis III
- Air Canada estreia novo conceito de conforto a bordo
- 75% dos F-35A dos EUA não estão prontos para cumprir todas as missões
- PITA-BA terá missão de desenvolver tecnologias disruptivas para a FAB
- Guerra no Irã já causou gastos adicionais de R$ 3,8 bi de QAV no Brasil











