AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Xi’an Y-20 rouba a cena no Egito

Jatos chineses sobrevoam as pirâmides de Gizé. Foto: Xinhua

Acompanhado de seis caças Chengdu J-10 do esquadrão de demonstração aérea  Bayi, um jato de transporte Xi’an Y-20 roubou a cena com um sobrevoo sobre as Pirâmides de Gizé, no fim de agosto. Dias depois,  o cargueiro fez uma demonstração aérea durante o Egypt International Airshow, quando se destacou a capacidade de manobra para uma aeronave desse porte.

Foi a primeira demonstração aérea de um Y-20 fora da China. Para mostrar as capacidades do jato, a tripulação mostrou mergulhos, ascensões rápidas, pousos curtos, curvas fechadas e giros ágeis. O show aéreo ocorreu a partir do aeroporto internacional de El Alamein, na semana passada. Já o sobrevoo das pirâmides ocorreu em 28 de agosto.

Foto: Ministério da Defesa da China

A presença do jato de transporte faz parte de um esforço chinês para promover seus produtos de defesa no exterior, lembrando que países da África têm tido cada vez mais ligações políticas com o gigante asiático. O Y-20, porém, ainda não tem clientes de exportação.

A aeronave voou pela primeira vez em 2013 e entrou em serviço já em 2016. Com peso máximo de decolagem de 220 toneladas, leva até 66 toneladas de carga, sendo um concorrente direto do norte-americano C-17 Globemaster III, que decola com até 265 toneladas, sendo 77t de carga. O brasileiro KC-390 é de uma categoria menor, tendo peso máximo de decolagem de 87 toneladas.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho