A empresa russa Yakovlev anunciou planos para o desenvolvimento de novos caças de decolagem e pouso vertical (Vertical Take-Off and Landing). Porém, agora, a ideia é ter um modelo a ser classificado como de quinta geração, com sensores avançados e características stealth.
O nome Yakovlev não é estranho para essa categoria de aeronaves. Em 1963 voou pela primeira vez o demonstrador de tecnologia Yak-36. Os conhecimentos adquiridos permitiram que em 1972 voasse o Yak-38, criado de acordo com um requisito da marinha soviética para operar a bordo dos navios aeródromos da classe Moskva. Entre 1975 e 1988, um total de 236 unidades foram construídas, com as aeronaves tendo capacidade de ataque e possibilidade de autodefesa em combate aéreo.
O grande desenvolvimento, porém, seria o Yak-141, que voou pela primeira vez em 9 de março de 1987. A aeronave tinha capacidade de voo supersônico e um sistema de controle de voo avançado. Na prática, apresentava uma capacidade de combate bem superior à oferecida pelos Yak-32, porém, acabou cancelado em agosto de 1991, por conta da dissolução da União Soviética.
Parte do conhecimento obtido pela Yakovlev para o desenvolvimento do Yak-141 acabou sendo comprado pela Lockheed Martin, empresa norte-americana que à época conduzia estudos iniciais daquilo que hoje é a versão B do caça F-35 Lightning II.
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