ARTE, CULTURA & LAZER DOS ARQUIVOS DE ASAS

Você sabe quem é esse homem?

O aniversariante da semana, se vivo estivesse, teria agora 125 anos. E quem nasceu em 1894 e faleceu em 1977 teve a chance de acompanhar de perto o nascimento e o desenvolvimento da aviação. No caso dele, de também escrever a história. O menino que viu balões pela primeira vez em 1910 se tornaria, nas décadas seguintes, sinônimo de aviação forte e confiante. Seu nome: Sergey Vladimirovich Ilyushin.

Do Ilyushin Il-2 Sturmovik, a aeronave militar mais produzida de todos os tempos, com 36.183 unidades fabricadas, até o moderno Il-112, que fez o primeiro voo em 30 de março, dia dos 125 anos do criador, Ilyushin é uma marca indelével na história da aviação soviética e mundial. Fundada em 13 de janeiro de 1933, a companhia chegou a produzir aeronaves de ataque, como o Il-2, mas atualmente tem como foco aeronaves de transporte.

Essa história, porém, começou quase que por acaso. Alistado para combater na Primeira Guerra Mundial como soldado do então exército do Império Russo, o jovem Sergey Vladimirovich Ilyushin acabou no Exército Vermelho após a revolução de 1917, onde se tornou técnico de aviação. Seu maior trabalho foi liderar uma equipe que desmontou completamente um avião inglês Avro 504 que fez um pouso forçado após falhar em mais uma missão de combate contra os comunistas. A desmontagem da aeronave permitiu que a análise em Moscou resultasse na construção do U-1, o primeiro treinador soviético.

Dois anos depois, em 1921, Ilyushin ganharia uma vaga no no instituto de engenharia do Exército Vermelho. Quatro anos depois, ainda como estudante, um dos seus planadores ganharia o primeiro prêmio em uma competição na Alemanha. Anos depois, o trabalho daquele jovem iria arrasar tropas germânicas na Segunda Guerra Mundial.

Pelo seu trabalho, Ilyushin entrou para a Ordem de Lênin e foi por três vezes foi eleito como “Herói do trabalho socialista”. Seu reconhecimento, contudo, foi além: em 2006, postumamente, entrou para o Hall da Fama do The International Air & Space Hall of Fame, do Museu Aeroespacial de San Diego, nos Estados Unidos.

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho