ARTE, CULTURA & LAZER

Warbirds do Museu Asas de um Sonho são transferidos para o Museu Aeroespacial Paulista

O futuro Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), em fase de instalação no Campo de Marte, em São Paulo (SP), registrou hoje, 23 de junho de 2025, um importante marco, com a chegada a São Carlos (SP), na antiga sede do Museu Asas de um Sonho, de uma equipe técnica do Museu Aeroespacial (MUSAL), do Campo dos Afonsos (Rio de Janeiro), que nos próximos dias fara o desmonte e acompanhará o transporte para o Campo de Marte das três primeiras aeronaves do acervo do antigo museu que passarão a fazer parte do acervo do MAPA, seguindo um acordo firmado em dezembro do ano passado. E estas três aeronaves iniciais são de altíssimo valor, sendo as três caças clássicos da Segunda Guerra Mundial: o Supermarine Spitfire Mk.IX, o Messerschmitt Bf-109G e o Chance-Vought F4U Corsair. Os três aviões deverão ser remontados pela mesma equipe do MUSAL no Campo de Marte, sendo colocados abrigados num dos hangares do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) que serão as primeiras áreas de exibição do museu em São Paulo. Pelo acordo, do museu de São Carlos, um total de 40 aeronaves serão transferidas para o futuro MAPA, na capital paulista.

“Estamos falando de aeronaves que desempenharam papéis cruciais durante a Segunda Guerra Mundial, como o Spitfire e o Messerschmitt 109G, que simbolizam lados opostos do conflito, e o Corsair, amplamente utilizado no Teatro do Pacífico. Preservá-las é resgatar parte da história mundial da aviação”, afirmou o Comandante do IV Comando Aéreo Regional (COMAR IV), Major-Brigadeiro Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, durante a cerimônia de entrega oficial, realizada em São Carlos. A chegada da equipe do MUSAL foi acompanhada de uma breve, mas muito relevante cerimônia, com a presença restrita de veículos de imprensa convidados, na qual ASAS foi representada pelo seu Editor, o jornalista e historiador militar e de aviação, Claudio Lucchesi.

“Esses modelos emblemáticos representam capítulos importantes da história da aviação mundial e brasileira. Tê-los agora sob os cuidados da FAB amplia nosso compromisso com a preservação e a difusão desse legado às futuras gerações”, completou o Diretor do Museu Aeroespacial (MUSAL), Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio. Além das três aeronaves citadas, outro warbird do conflito mundial também irá de São Carlos para o MAPA – nada menos que um Republic P-47D Thunderbolt, utilizado pela Força Aérea Brasileira na Itália.

A expectativa do Comando da Aeronáutica é a de que o MAPA será um centro de referência para entusiastas, pesquisadores e, principalmente, para as futuras gerações interessadas em conhecer a história da aviação no Brasil e no mundo. O novo museu vai complementar outras iniciativas históricas e culturais, como é o caso do MUSAL.

“A preservação da história da aviação é essencial para que as futuras gerações compreendam a importância desses marcos tecnológicos e culturais. Ao confiar essas aeronaves ao MAPA, temos a certeza de que estarão bem cuidadas e continuarão cumprindo seu papel educativo e cultural”, destacou o Presidente do Museu Asas de um Sonho, Marcos Amaro. “Mais do que aviões, estamos transferindo parte de um legado”, completou.

Criado inicialmente em São Carlos (SP), o Museu Asas de um Sonho já teve parte do seu acervo original, de mais de cem aeronaves, transferido para a sua nova sede, em Itu (SP).

Compromisso com a história

O Diretor do Museu Asas de um Sonho foi homenageado com um busto de seu pai, Rolim Amaro, fundador da TAM Linhas Aéreas. Em sua fala, o empresário destacou o papel do seu pai e do seu tio, João Francisco Amaro, na preservação da história e da cultura aeronáutica.

“O Museu de Aviação Paulista é um museu focado na área de aviação e é muito especial poder ofertar essas três aeronaves, que têm importância não só para a aviação brasileira, mas para a aviação mundial”, disse Marcos Amaro. O executivo destacou o diálogo com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. “É um grande entusiasta, um verdadeiro apaixonado pela história da aviação”, acrescentou.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho