Mais nova plataforma de treinamento avançado para pilotos de combate, o Leonardo M-345 iniciou oficialmente sua vida operacional na Itália, onde passou a ser designado T-345A. O modelo foi criado como o complemento ideal para o já famoso M-346 Master, porém provendo a formação básica a um custo mais reduzido. Com a dupla M-345 e M-346, a expectativa é oferecer uma formação completa para aviadores que um dia vão voar máquinas como o F-35 Lightning II.
O T-345A é equipado com um motor Williams FJ44-4M-34, capaz de levá-lo a 740 km/h. Destaques para a velocidade de stall, de apenas 170 km/h, e para a possibilidade de realizar manobras com forças de até +7g/-3,5g. Ainda que não seja o foco da Itália, assim como o M-346, há uma capacidade de combate, dessa vez, limitada a uma tonelada de bombas, foguetes, pod de canhões e mísseis de pequeno alcance.

A aeronave conta com assento ejetável do tipo “zero-zero” e um display digital composto por três telas multifuncionais de 5×7 polegadas, além do Head Up Display para a posição dianteira. A suíte de aviônicos é compatível com os mais novos sistemas de comunicação e de navegação. Há a opção para o Embedded Tactical Training System (ETTS), que cria alvos e outras funcionalidades para aprimorar o treinamento.
Na Força Aérea da Itália, o T-345A substituiu o já veterano T-339A, designação dada ao MB-339A, que permaneceu em serviço por mais de 45 anos, acumulando mais de 340 mil horas de voo. As aeronaves são operadas pelo 213° Gruppo Volo, do 61º Stormo, com sede na Base Aérea de Galatina, de onde também operam os M-346 do 212° Gruppo Volo. O voo de “passagem de bastão” ocorreu em 12 de junho.
A ideia é operar até 45 T-345A, no que é a encomenda inicial da aeronave. Há a expectativa de repetir o sucesso do MB339, que também foi exportado para Argentina, Malásia, Nigéria e Nova Zelândia.
Já os últimos MB-339A serão enviados para Venegono, onde servirão de peças de reposição para aeronaves do mesmo tipo utilizadas pela Frecce Tricolori.

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