ARTE, CULTURA & LAZER AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Frecce Tricolori vai voar o M-346

O T-346A, designação da força aérea da Itália para o Leonardo M-346 Advanced Jet Trainer, será a nova aeronave do esquadrão de demonstração aérea do país, conhecido internacionalmente como Frecce Tricolori. Serão, possivelmente, quinze aeronaves a serem adquiridas, em um movimento que também deve ajudar a promover o treinador avançado para mercados internacionais. A primeira aeronave com o esquema de pintura da esquadrilha foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira, 12 de setembro. 

A Aeronautica Militare, nome oficial da força aérea italiana, iniciou a carreira operacional do T-346A em 2015, tornando-se a aeronave padrão para formação de novos pilotos de combate. Ainda que subsônico, o modelo é elogiado pela manobrabilidade e possibilidade de acostumar jovens aviadores a realidades operacionais da primeira linha de combate no mundo.

Hoje, o país conta com 18 T-346A, além de quatro da International Flight Training School, que provê treinamento para pilotos estrangeiros. Além disso, já foram exportadas unidades para Catar, Grécia, Israel, Nigéria, Polônia, Singapura e Turcomenistão, incluindo a versão M-346FA, com capacidade de combate. Até o Brasil já foi apontado como potencial cliente do M-346, como uma alternativa economicamente interessante para formação de pilotos de F-39E Gripen.

Com a Frecce Tricolori, o jato deve ganhar destaque em eventos internacionais. Com tradições que remontam aos anos 20, o grupo conta atualmente com onze jatos MB-339, dos quais dez são utilizados a cada apresentação. Vale ressaltar que haviam sido divulgados planos para substituição pelo M-345, modelo mais leve, porém com menor apelo no mercado internacional. 

MB-339

LEIA TAMBÉM:

Leonardo apresenta a nova pintura do M-346FA

Airbus e Leonardo miram mercado de 400 aeronaves de treinamento na Europa

FAB avalia novas compras: jato de treinamento e avião de patrulha

35 anos da tragédia de Ramstein

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho