AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Suécia não descarta o envio de caças Gripen para a Ucrânia

Saab JAS_39C Gripen da Suécia. Foto: Bernardo Fernandez

O governo da Suécia anunciou um novo pacote de 48,1 bilhões de coroas suecas (cerca de US$ 629 milhões) em ajuda militar para Ucrânia, envolvendo de máscaras de proteção a munição para lançadores de granada. Chama a atenção, porém, o anúncio de que serão adquiridos conjuntos de materiais para caças JAS-39 Gripen C/D para um eventual futuro envio desses jatos à força aérea da Ucrânia.

No anúncio do pacote militar, o governo sueco esclarece que não pretende transferir caças Gripen “no momento” porque isso iria “interferir” na introdução dos caças F-16, já em fase de recebimento pela Ucrânia. Não foi especificado o que estaria incluso nesses conjuntos de materiais, mas o custo total deles será de aproximadamente US$ 221 milhões.

A Suécia conta hoje com cerca de 100 caças Gripen das versões C e D, dos quais 60 devem se manter em serviço em 2030, quando também vão estar operacionais 60 novos Gripen E (semelhantes aos brasileiros). Há, portanto, cerca de 30 a 40 caças Gripen de geração anterior que podem vir a ser transferidos para a Ucrânia. 

Caças Gripen e F-16 durante treinamento da OTAN. Foto: Trond Hoyvik

Há informações desencontradas dadas por autoridades da Suécia e da Ucrânia de que o foco seria receber os caças F-16 por haver um maior número de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) com disponibilidade tanto em doar aeronaves do tipo quanto em apoiar o treinamento. Na aliança militar, Suécia, República Tcheca e Hungria voam o Gripen. O mesmo valeria para uma eventual transferência de caças Mirage 2000-5, da França, modelo voado apenas pelos franceses, entre os parceiros da OTAN.   

LEIA TAMBÉM:

Ucrânia perde seu primeiro F-16

Ucrânia poderá contratar mercenários para voar caças F-16

F-16 não será solução mágica para Ucrânia, diz general dos EUA

Força aérea da Tailândia escolhe Gripen E/F

Compra de mais caças Gripen marca entrada da Suécia na OTAN

Gripen E terá novas funcionalidades e versão C/D terá vida operacional ampliada

Tchecos vão trocar o Gripen pelo F-35

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho