AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA DOS ARQUIVOS DE ASAS

Sturmovik: o símbolo da vitória sobre Hitler

image_pdfimage_print

O mundo comemora os 75 anos da vitória contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. E nada melhor que lembrar o Ilyushin Il-2 Sturmovik, um avião que pode ser considerado um símbolo de tantas batalhas.

Nada menos que 36.183 unidades do “Tanque Voador” foram construídas, estando na linha de frente do combate às forças de Hitler entre 1941 até a vitória, em 1945. É famosa a opinião de Stalin sobre o Il-2: “tão essencial para o Exército Vermelho quanto ar e pão”.

Na versão Il-2M3, a aeronave atingia 410 km/h. Levava dois canhões de 23mm e duas metralhadoras de 7,62mm, além de uma metralhadora de 12,7mm operada pelo artilheiro, que se sentava voltado para trás. Podia levar ainda até seis bombas de 100 kg e foguetes não guiados, decisivos para forçar as linhas do Exército Nazista.

O destaque, porém, era a blindagem de 5 a 12mm que protegia o motor e os dois tripulantes. Isso permitia sobrevoar as tropas inimigas sem risco de ser abatido pelo fogo de pequeno calibre. Os canhões de 88mm eram lentos demais para atingir os Il-2.

A maior ameaça do solo ficava mesmo por conta da artilharia antiaérea de 20mm e de 37mm. Porém, os grandes rivais eram os caças Messerschmitt Bf 109 e Focke-Wulf Fw 190, que buscavam abater os Il-2 Sturmovik para proteger as forças em solo. Vários artilheiros de ré do Il-2 foram mortos nesse tipo de combate, mas a aviação de caça alemã também teve suas baixas.

Apesar de ser conhecido pelas baixas que causou no Exército Nazista, o Il-2 também teve seus dias de aviação de caça. Aviões de ataque Ju-87 Stuka foram vítimas fáceis. Durante o cerco a Stalingrado, a ponte-aérea criada com aviões Junkers Ju 52/, Heinkel He 111 e Focke-Wulf Fw 200 Condor foram castigados pelos Il-2.

Até hoje o Ilyushin Il-2 Sturmovik é reconhecido na Rússia pela sua importância histórica. E a edição nº 104 da Revista ASAS trouxe uma reportagem sobre uma dessas aeronaves que foi encontrada no fundo de um lago e será restaurada. Uma curiosidade: os pneus ainda estavam com ar!

Clique aqui para fazer o download

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros