AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

VÍDEO: Mirage 2000 grego põe F-16 turco na mira

image_pdfimage_print

Em um vídeo possivelmente gravado no último dia 3 de maio, domingo, dois caças Mirage 2000-5EG Mk2 do Esquadrão “Thiseas” da Força Aérea da Grécia interceptaram caças F-16C Block 40 da Turquia sobre o Mar Egeu. Apesar de parceiros da OTAN, os dois países historicamente disputam a soberania de ilhas da região, sendo que o principal debate atual é o limite do espaço aéreo nacional da Grécia.

A imagem do Head Up Display de um dos Mirage 2000 gregos mostra manobras agressivas, com variação do nível de voo de cerca de 7.900 metros para 3.900. A velocidade indicada fica em torno de 550 km/h. O F-16 faz uma subida quase na vertical para em seguida, com energia reduzida, fazer um giro e fazer uma descida já “travado” na mira do caçador grego, que prepara disparos tanto com mísseis guiados por infra-vermelho quanto por canhões.

Ainda assim, não é o nível de manobrabilidade esperada para essas aeronaves, fazendo parte do costumeiro “jogo” de pressões entre gregos e turcos no Mar Egeu. Interceptações realizadas na área são comuns: a do último dia 3 ocorreu depois que os F-16 turcos se aproximaram de um helicóptero NH-90 que transportava o Ministro da Defesa grego e sua comitiva.

Veja abaixo:

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentário

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros