Helicópteros mais modernos atualmente comercializados pela Airbus, o H160 e o H175 contarão com simuladores no Brasil. A empresa europeia anunciou que em 2028 o país terá uma instalação para receber pilotos brasileiros e de países próximos.
Os simuladores serão do nível D, isto é, terão elevado índice de realismo, contando com todas as funcionalidades da suíte de aviônicos Helionix e possibilidade de simulação de diversos comportamentos das aeronaves. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deverá fazer a certificação.
O setor de óleo e gás, com voos entre o continente e plataformas de exploração no mar, tem aquecido o setor. Há a expectativa de que na próxima década sejam adquiridos mais de 40 helicópteros de porte médio na América Latina para essa função. Isso assegura a demanda por simuladores na região, complementando os que estarão operacionais nos Estados Unidos a partir de 2026.
O Brasil já conta, desde 2015, com a Academia de Simulação da Airbus Helicopters, localizada no Rio de Janeiro (RJ). O espaço já ofereceu mais de 7.500 horas de simulação para 600 pilotos.
LEIA TAMBÉM:
H160 vai inaugurar nova fase da aviação offshore no Brasil
H160 estreia no Brasil para voos offshore
ACH160 Line Lounge ganha espaço no Brasil
HCare agora cobre toda a frota de helicópteros da Airbus no Brasil