AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Países Baixos vendem 18 F-16 por 1 Euro

F-16AM Fighting Falcon dos Países Baixos. Foto: Martijn Geerlings

Um Euro. Foi esse o preço cobrado pelo governo dos Países Baixos para a transferência de 18 caças F-16AM/BM para o European F-16 Training Centre (EFTC), a ser montado na Europa. O valor – naturalmente simbólico – faz parte do esforço conjunto para fortalecer novos operadores do caça, começando pela Romênia e, se for possível, Ucrânia.

Ao todo, os Países Baixos transferiram 11 F-16AM e 7 F-16BM. As aeronaves vão operar a partir da Base Aérea de Fetesti, na região sudeste da Romênia. O memorando do acordo foi assinado em 25 de junho, porém as aeronaves vão começar a operar por lá só no fim de 2025. Entre 2023 e 2024, os Países Baixos já teriam transferido 24 caças F-16 para os ucranianos, sem custos

F-16 da Romênia. Foto: Victor Cozmei

A Koninklijke Luchtmacht (KLu), nome oficial da força aérea dos Países Baixos, foi uma das maiores operadoras de F-16 na história, tendo recebido um total de 213 F-16A/B entre 1979 e 1992, dos quais 108 foram modernizados para o padrão F-16AM/BM. No fim de 2024, a KLu oficialmente deixou de voar os F-16, contando atualmente com um crescente número de F-35 Lightning II, dos quais pelo menos 45 já foram entregues, com a expectativa de chegar a 58.

Já a Forțele Aeriene Române adquiriu 12 F-16AM/BM usados de Portugal em 2013, seguidos de mais cinco, em 2019. No fim de 2021, mais 32 F-16 de segunda mão modernizados foram adquiridos, dessa vez da Noruega. No fim de 2024, o país deu um passo ainda maior e assinou a compra de 48 F-35 Lightning II, a serem recebidos entre 2034 e 2040.

F-16 do Chile durante decolagem na CRUZEX 2024. Foto: Muller Marin

Chile e Argentina pagaram pelos caças

Em 2005 e 2008, o Chile comprou 36 F-16AM/BM usados dos Países Baixos. Já a Argentina fez o mesmo negócio em março do ano passado, envolvendo 16 F-16AM e oito F-16BM.

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