AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Político da Colômbia pede veto dos EUA contra seu próprio país

Foto: Saab

Pré-candidato para as próximas eleições presidenciais da Colômbia, o comentarista político Abelardo de la Espriella usou as redes sociais para pedir que o governo dos Estados Unidos imponha um veto à compra de novos caças Gripen pelo seu país até que um novo governo assuma o poder, em 7 de agosto de 2026. Um contrato entre o atual governo colombiano e a empresa sueca Saab foi assinado em 15 de novembro para o fornecimento de 17 caças Gripen E/F.

Abelardo de la Espriella alegou, nas redes sociais, que os EUA têm o poder de vetar o negócio por conta da presença dos motores General Electric F414G. Ele pede para que haja a oportunidade de revisar o preço do contrato e os acordos de offset. Disse ainda que um possível veto evitaria que as próximas eleições sejam influenciadas por dinheiro de corrupção. Ele não apresentou nenhuma prova da acusação contra a Saab nem contra o atual governo, que classifica como “criminoso”.

Caça Gripen com mísseis Meteor, da MBDA

Avaliado em cerca de 3,1 bilhões de Euros (cerca de 3,3 bilhões de dólares ou 16,8 bilhões de Reais), o contrato com a Saab prevê a entrega de 15 Gripen E e de dois Gripen F, aeronaves do padrão atualmente recebido pela Força Aérea Brasileira. O primeiro jato será enviado para a Colômbia já em 2028 e o último em 2032. Estão previstos ainda um pacote de compensações comerciais (offsets) e uma série de equipamentos avançados, como radar AESA, armamentos, sistema IRST e tecnologias de autodefesa.

A compra ocorre após anos de ofertas de caças novos e usados para a Colômbia, entre eles o F-16, o Rafale e o Eurofighter Typhoon. O processo de compra já se arrasta há três governos. Os jatos precisam substituir os IAI Kfir recebidos entre 1989 e 1990. Menos de dez ainda estariam em voo, enquanto as capacidades operacionais vêm se degradando e os custos de manutenção subindo. Vale ressaltar que se trata de uma versão atualizada por Israel do caça Mirage III. A frota foi atualizada em 2008 para o padrão Kfir C10.

Apesar dessa realidade, em sua acusação pública, Abelardo de la Espriella questiona a “conveniência financeira ou militar” da compra dos novos caças.

IAI Kfir da Colômbia. Foto: Matthew Booth

LEIA TAMBÉM:

Colômbia luta para manter Kfir em voo

Força Aérea da Colômbia é aprovada em teste da OTAN

Black Hawk da Colômbia foi destruído por drone de traficantes

O que operação Samaúma representa para Embraer, Saab e FAB

Brasil é estrela de feira aeronáutica na Colômbia

Peru e Colômbia participam da CRUZEX de olho em novos caças

Primeiro Gripen fabricado no Brasil ficará pronto ainda em 2025

Tailândia sela vitória do Gripen E/F sobre o F-16 Block 70

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

FRETE GRÁTIS A PARTIR DE R$ 99,90! USE O CUPOM: NATALASAS

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho