AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

A República Tcheca comprará o KC-390?

O KC-390 foi apresentado com as bandeiras dos 4 países participantes
image_pdfimage_print

A bandeira da República Tcheca está na pintura do protótipo do KC-390. Motivo: a empresa Aero Vodochody produz a porta dianteira esquerda, portas traseiras, parte da rampa de acesso traseira e a seção traseira da fuselagem. A expectativa era de que o país comprasse pelo menos duas dessas aeronaves, que seriam seus primeiros vetores capazes de reabastecer jatos em voo. Porém, o KC-390 pode perder, pelo menos, o marco de ser o primeiro rebastecedor tcheco, pois os pilotos de Gripen daquele país passarão a contar com o apoio de aeronaves A330MRTT.

A República Tcheca não comprou os A300MRTT. Na realidade, no dia 24 de outubro, a OTAN anunciou que o país se uniu no programa Multinational Multi Role Tanker Transport Fleet (MMF). Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Noruega e agora República Tcheca vão compartilhar uma frota de oito jatos A330MRTT. As duas primeiras aeronaves já serão entregues em maio e junho de 2020.

Os A330MRTT serão operados por tripulantes dos oito países e vão atender caças de todos eles, inclusive os Gripen da República Tcheca

Os oito A330MRTT voarão com as cores da OTAN e terão como sedes a bases de Eindhoven, na Holanda, e Cologne-Wahn, na Alemanha. Os custos operacionais e as horas de voo serão rateados entre os membros, havendo opções derealizar missões de transporte de carga, evacuação aeromédica e reabastecimento em voo, sendo essa última a maior demanda, de forma a diminuir a dependência das aeronaves dos Estados Unidos.

A participação no MMF não impede o país de ter seus próprios vetores exclusivos de transporte e reabastecimento. Porém, a notícia foi divulgada sem que tenha havido qualquer anúncio, até o momento, de a República Tcheca se tornar operadora do KC-390.

Até o momento, só Portugal e Brasil compraram o jato da Embraer.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros