AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

A400M inicia testes para reabastecer helicópteros

image_pdfimage_print

O A400M teve um marco operacional no último dia 24 de setembro. A aeronave desenvolvida pela Airbus realizou, pela primeira vez, uma missão de reabastecimento em voo com helicópteros.

Nos testes realizados no sul da França, um helicópero H225M Caracal (semelhante aos utilizados no Brasil) realizou 51 contatos com a mangueira de reabastecimento do A400M. Foram contatos secos, sem transferência de combustível, porém foi demonstrada a compatilibilidade entre as aeronaves.

Foram testadas aproximações em altitudes de 1.000 a 10.000 pés. O A400M também demonstrou ser capaz de voar a baixas velocidades, de 105 nós, de modo a facilitar a aproximação do helicótero.

Em paralelo, os testes também envolveram aproximações, mas ainda sem contato, com o helicóptero civil H160, da Airbus. A versão militar em desenvolvimento dessa aeronave será chamada de Guépard e vai equipar as forças armadas francesas.

Já o A400M está em serviço na França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Turquia. Bélgica e Luxemburgo também já encomendaram o modelo.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros