O controle de tráfego aéreo no Brasil poderá em breve ter um novo ator. A criação da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A. foi aprovada ontem na Câmara dos Deputados. O texto segue para a apreciação do Senado, que tem até sexta-feira para aprová-lo ou toda a proposta perderá validade, já que foi apresentado pelo então presidente Michel Temer como uma Medida Provisória.
A NAV Brasil será vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica. Os recursos da empresa advirão de tarifas de navegação aérea, recursos provenientes de convênios, ajustes e contratos.
A empresa vai tem como objetivo implementar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeronáutica destinada à prestação de serviços de navegação aérea. Boa parte da estrutura inicial e dos empregados serão provenientes da Infraero.
Clique aqui para ler a íntegra da proposta aprovada na Câmara dos Deputados.
- Noruega vai dobrar orçamento de defesa e reclama de atrasos do F-35
- Mais de 130 aeronaves da OTAN participam de exercício no Peloponeso
- Ucrânia vai receber Mirage 2000 e recebe reforço de F-16
- Aeronaves históricas atuam em missão humanitária após furacão nos EUA
- Embraer apresenta terceira proposta de jato para missões especiais
O que muda com essa nova estatal afinal? A gestão e a operação deixarão de estar nas mãos da FAB? Que se encarregará de manter os sistemas? Todo bônus têm seus ônus e isso é importante que seja dito.
Vamos abordar mais esse assunto!