ESPAÇO

Acompanhe ao vivo foguete russo lançar satélite do Brasil

image_pdfimage_print

Às 03h07 (horário de Brasília) deste sábado, 20 de março, o foguete russo Soyuz-2 será lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Entre as cargas úteis estão o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br.

O lançamento será transmitido ao vivo pelo Youtube e você vai poder conferir aqui na página da Revista ASAS, com imagens direto do centro de lançamento e com comentários de especialistas e profissionais envolvidos no desenvolvimento do nanossatélite. A transmissão será realizada pelo Ministério das Ciências, Tecnologia e Inovações (MCTI), e contará com a participação do astronauta Marcos Pontes, atual chefe da pasta.

Acompanhe a transmissão do lançamento:

O Soyuz-2 é uma versão modernizada do famoso foguete de origem soviética, sendo ideal para pôr cargas úteis na chamada órbita baixa. Desde 2016, o sistema já registrou 115 decolagens, sendo 108 bem sucedidas.

Para se ter uma ideia do sucesso comercial do Soyuz-2, já foram três lançamentos bem sucedidos só em 2021, sendo todos no mês de fevereiro. Para março, são planejados os voos do dia 20 e do dia 25. No ano passado, foram quinze missões.

Nanossatélite

O equipamento brasileiro será lançado em órbita baixa terrestre (LEO) com o objetivo de estudar e monitorar em tempo real os distúrbios observados na magnetosfera terrestre, a intensidade do campo geomagnético e a precipitação de partículas energéticas sobre o território brasileiro.

O NanoSatC-Br2 é o segundo nanossatélite científico universitário brasileiro, proposto no âmbito do Programa NanoSatC-Br, que consiste em uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira – AEB/MCTI o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCTI, ambas instituições vinculadas ao MCTI, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul.

O programa é voltado para a integração e formação de professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e tecnologistas em projetos de pesquisa espacial e áreas afins, como o desenvolvimento de engenharias, tecnologias espaciais, ciências da computação e espaciais, promovendo a preparação de uma nova geração de profissionais, pesquisadores e promotores do conhecimento sobre o assunto.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros