AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

CIA reforça base de drones no Níger

Foto: Leslie Pratt / US Air Force
image_pdfimage_print

Independente da França desde 1960 e fronteiriço com Argélia, Benin, Burkina Fasso, Chade, Líbia, Mali e Nigéria, o Níger é atualmente o país com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, ocupando a 189ª posição, segundo dados de dezembro de 2020. Porém, a CIA tem atuado no país com um viés pouco humanitário: uma base norte-americana instalada no país aumentou seu volume de voos com drones, segundo reportagem do jornal The New York Times.

A base localizada em Dirkou já teria sido usada nos últimos anos para os EUA realizaram ataques contra alvos da Al-Qaeda em mais de um país da África, com destaque para Chade, Líbia, Mali e o próprio Níger. A principal aeronave utilizada é o MQ-9 Reaper. No ano passado, uma base nigerense também foi fundamental na missão de resgate a um cidadão norte-americano sequestrado por terroristas na Nigéria.

LEIA TAMBÉM: Aviação de longo alcance mostrou valor em resgate de cidadão dos EUA

O porta-voz da CIA, Timothy Barret, negou as informações apresentadas pelo The New York Times. Segundo o US Africa Command, não há qualquer envolvimento norte-americano na ampliação da base.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros