AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Novo aeroporto executivo de SP vai operar 24 horas

image_pdfimage_print

São Paulo não tem mais limitações para operar a aviação executiva. Partindo do centro financeiro da cidade, apenas 14 minutos de helicóptero são necessários para ter acesso um aeroporto voltado exclusivamente para a aviação executiva. Dali, será possível voar para destinos no Brasil e no exterior, sem restrições de horários.

É essa a razão de existir do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, novo aeroporto inaugurado ontem na cidade de São Roque (SP). Na hora do pouso, a pista de 2.470 metros pode receber os maiores jatos executivos co mundo, como o Dassault Falcon 8X, Bombardier Global 6000, Embraer Lineage 1000 e o Gulfstream G650, todos capazes de realizar voos internacionais sem escalas. Sistemas de pouso por instrumentos também foram instalados, além de uma torre de controle própria, com funcionamento 24 horas, sem restrições de “slots”, como acontece com aeroportos compartilhados com a aviação comercial, como é o caso de Congonhas e Guarulhos.

Inauguração do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo. Foto: Ariadne Barroso/Revista Asas

A cerimônia de inauguração contou com o pouso de um Gulfstream G450, recebido com o tradicional banho dos carros contra-incêndio. A cena pode significar o início da redução de operações executivas em Congonhas, onde há limitações de espaço e de horário de funcionando, e no Campo de Marte, que poderá inclusive ser fechado para operações com aviões.

A inauguração foi vista como um momento marcante para os negócios na região. “São Paulo tem recebido muitos investidores que se queixam da falta de um aeroporto só para a aviação executiva”, disse o governador João Dória. Esses terminais já eram uma realidade em outras capitais globais, como Nova York.

Localização do aeroporto é estratégica para o Centro Sul do País

O empreendimento foi construído pelo grupo JHSF, líder no setor imobiliário de alta renda no Brasil, com expressiva atuação nos mercados de incorporações residenciais e comerciais, desenvolvimento e administração de shopping centers, hotéis de alto padrão e aeroporto executivo internacional. Não por acaso, logo ao lado do novo aeroporto há um centro empresarial.

LEIA MAIS: Aeroporto é o primeiro exclusivamente executivo do Brasil

O aeroporto está às margens da rodovia Castello Branco, entre a capital paulista e Sorocaba. De carro, são aproximadamente 35 minutos até o centro financeiro da capital.

O empreendimento cupa uma área de aproximadamente 5,2 milhões de m², sendo cerca de 50 mil m² de hangares e 50 mil m² de pátios de estacionamento de aeronaves. E há a possibilidade de essas estruturas serem ampliadas no futuro.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros