A Airbus conseguiu a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para o novo helicóptero H160, aeronave criada para substitutir modelos como o AS365 Dauphin e o Eurocopter EC155. A expectativa agora é ampliar as autorizações para voar em outras partes do mundo, como da brasileira Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e da norte-americana Administração Federal de Aviação (FAA).
Com dois motores Turbomeca Arrano, o H160 é capaz de executar uma ampla gama de missões como transporte offshore, serviços médicos de emergência, aviação comercial e privada e serviços públicos. O peso máximo de decolagem é de 6.050 kg, o que permite levar dois tripulantes e até doze passageiros. A velocidade de cruzeiro fica em 287 km/h e o alcance chega a 850 km. O teto de serviço é de 5.900 metros, o que significa operar em segurança em praticamente todas as partes do planeta.
A Airbus contou com três protótipos do H160, tanto para testes de voo quanto para demonstração, para que os clientes pudessem experimentar em primeira mão a aeronave. O projeto se destaca pela suíte de eletrônicos Helionix, pelas pás Blue Edge, que reduzem o som, e pelas amplas janelas.
Uma versão militar já está em desenvolvimento. É o H160M Guépard, que deve substituir vários modelos mais antigos atualmente em uso nas forças armadas da França. A versão naval deve ser apresentada à imprensa em setembro.
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