AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Airbus traz à América do Sul avião desejado pela FAB

A330 da Austrália reabastece dois caças F-18. Foto: Chris Phutully

Entre os dias 5 e 10 de abril, a feria de aviação Fidae, que acontece no Chile, terá a presença de um Airbus A330MRTT da Airbus. A aeronave é o modelo desejado pela Força Aérea Brasileira para reforçar a sua capacidade de reabastecimento em voo. O modelo pode levar até 111 toneladas de combustível.

Baseado no jato comercial Airbus A330, o MRTT, sigla para Multi Role Tanker Transport (MRTT), já é um sucesso internacional, com vendas para Alemanha, Austrália, Arábia Saudita, Bélgica, Cingapura, Coreia do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, França, Holanda, Noruega e Reino Unido. Até os Estados Unidos, onde a Boeing tem forte influência política, é apontado como um futuro possível operador do A330MRTT.

A Airbus também terá amostra um C295MPA, basicamente um modelo de transporte CN295, semelhante aos C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira, com um sistema de patrulha marítima. O modelo está em serviço na marinha do Chile e é apontado como uma opção mais barata aos P-3 Orion.

Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o Brasil iria adquirir jatos A330 para a Força Aérea. Houve a especulação de que seriam unidades de A330MRTT usadas, a serem revendidas pelo Reino Unido. Porém, a FAB trabalha hoje para adquirir células usadas de jatos civis A330 para adaptá-los à nova vida militar.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho