A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) certificou nesta semana o turboélice Epic E1000GX, que agora está autorizado a voar pelos céus do Brasil. Esta é a primeira homologação da aeronave fora dos Estados Unidos.
O modelo incorpora, principalmente, uma evolução nos sistemas aviônicos e hélice. Para a aprovação, a equipe da ANAC realizou avaliações documentais e atividades de ensaios em voo “on site”, na cidade de Bend, em Oregon, nos EUA. A celeridade da emissão do Certificado de Tipo reforça a eficiência dos acordos de cooperação técnica entre a ANAC e agência regulatória dos Estados Unidos, a FAA.
Por aqui, as expectativas com a aeronave já são grandes: o processo de certificação do Epic faz parte do projeto de parceria estabelecido entre a Avantto, maior empresa de compartilhamento de aeronaves do Brasil, e a Epic Aircraft. As primeiras aeronaves chegarão ao Brasil em janeiro de 2024.
Foram adquiridas 34 unidades, previstas para serem entregues ao longo de cinco anos. Os Epics serão usados para a Avantto estabelecer bases operacionais nos estados da Bahia, Mato Grosso e Goiás.
“Nós temos muita experiência em atender o mercado do agronegócio, pois somos representantes de aeronaves agrícolas utilizadas na pulverização de lavouras. Temos também vasta experiência no lançamento de programas e certificação de aeronaves enquanto executivo da Embraer. Representar a Epic no Brasil será um complemento importante aos nossos negócios”, afirma Jim Cable, presidente da Epic do Brasil.
Com desenho aerodinâmico avançado e utilização de materiais de última geração, como fibra de carbono, o Epic E1000GX se destaca por ser o único monomotor capaz de atingir velocidade máxima de cruzeiro de 587km/h, impulsionado por um motor de 1.200 cavalos de potência. É capaz de operar com sua capacidade máxima de alcance em pistas curtas, transportando dois pilotos, quatro passageiros e um volume maior de bagagens frente aos concorrentes.
“Há mais de uma década inovamos em processos e, por isso, a Epic Aircraft nos atraiu tanto, devido a sua tecnologia, custo operacional e desempenho”, aponta Rogério Andrade, CEO da Avantto.
“Este acordo significa nosso compromisso mútuo em fornecer soluções de aviação de primeira linha para o mercado latino-americano”, acrescenta Doug King, CEO da Epic Aircraft.
Para o próximo ano, a Epic pretende validar na ANAC uma modificação no modelo que permitirá voos em condições conhecidas de gelo (FIKI, sigla em inglês de Flight Into Known Icing).
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