AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Antonov desmente fake news da imprensa brasileira

Antonov An-74. Foto Dmitry A. Mottl

Em meio ao conflito contra a Rússia e os desafios de continuar existindo, a fabricante ucraniana Antonov precisou emitir às 22 horas (horário local) desta terça-feira, 26 de abril, uma nota desmentindo uma fake news divulgada por veículos de imprensa no Brasil e por portais de ativismo político. Sem se preocuparem em checar a informação, as páginas publicaram a história de que a Antonov iria cancelar um investimento de 50 bilhões de dólares no Brasil por conta de declarações do presidente Lula. A notícia é falsa. A Antonov não tem um projeto desse para o Brasil muito menos tomou decisão de cancelá-lo, muito menos por motivações políticas.

Em nota, a Antonov negou a notícia inicialmente veiculada pela CNN Brasil e ainda alertou sobre a desinformação. “A fim de evitar manipulações e o agravamento da parceria internacional, bem como levando em consideração a atual situação internacional causada pela invasão em grande escala da Federação Russa na Ucrânia, a Antonov solicita gentilmente aos meios de comunicação de massa que verifiquem cuidadosamente as informações relacionadas aos atividades, que foi recebido de outras fontes”, diz o texto, divulgado nas redes sociais da empresa.

Foto: Vasiliy Koba

A Fake News supostamente se baseava em informações dadas por um escritório de advocacia e por fontes do próprio governo de São Paulo. A Antonov negou essa representação no Brasil, mas foi diplomática sobre futuras parcerias com o país: “A companhia Antonov enfatiza seu interesse no desenvolvimento da cooperação com a República Federativa do Brasil no campo de tecnologias de aviação e apreciará as iniciativas oficiais da parte brasileira no que diz respeito ao estabelecimento de cooperação mutuamente benéfica.”

O texto da empresa não cita em nenhum momento o presidente Lula, sem fazer qualquer juízo de valor sobre declarações do chefe de Estado brasileiro. Também não aborda a capacidade de investimento da Antonov em meio à situação bélica do país de origem.

O gigante An-124 foi desenvolvido na URSS e foi herdado pela Ucrânia

Leia a versão traduzida do texto da Antonov:

“Atualmente, os meios de comunicação da República Federativa do Brasil estão compartilhando informações falsas de que a ANTONOV suspendeu as supostas negociações sobre o suposto lançamento da produção de aeronaves no Brasil.

A ANTONOV declara oficialmente que realiza constantemente consultas com parceiros estrangeiros de vários países, incluindo a República Federativa do Brasil, como parte de suas atividades visando a promoção de produtos e serviços no mercado externo.

No entanto, a ANTONOV não possui um representante autorizado no Brasil e não concedeu a quaisquer pessoas, incluindo escritórios de advocacia, qualquer autoridade para representar os interesses da Empresa.

A ANTONOV enfatiza seu interesse no desenvolvimento da cooperação com a República Federativa do Brasil no campo de tecnologias de aviação e apreciará as iniciativas oficiais da parte brasileira no que diz respeito ao estabelecimento de cooperação mutuamente benéfica.

Assim, a reportagem da imprensa brasileira não representa o posicionamento oficial da empresa ANTONOV.

A fim de evitar manipulações e o agravamento da parceria internacional, bem como levando em consideração a atual situação internacional causada pela invasão em grande escala da Federação Russa na Ucrânia, a ANTONOV solicita gentilmente aos meios de comunicação de massa que verifiquem cuidadosamente as informações relacionadas aos atividades, que foi recebido de outras fontes.”

Natal ASAS! Grandes ofertas!

Nova edição da ASAS

Carrinho