AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Às 14h04, o Gripen E voou pela primeira vez no Brasil

Primeira decolagem do Gripen no Brasil Foto: Linus Svensson @Saab
image_pdfimage_print

O primeiro caça F-39E Gripen voou pela primeira vez no Brasil às 14h04 desta quinta-feira, 24 de setembro. A aeronave seguiu direto para Gavião Peixoto (SP), a aproximadamente 560 km. O voo durou uma hora e três minutos.

O F-39E foi acompanhado por duas aeronaves F-5EM pertencentes do Esquadrão Pampa. Dois helicópteros da FAB, um H-36 Caracal e um H-60L Black Hawk, foram mantidos de sobreaviso de Busca e Salvamento em Pirassununga (SP) e Florianópolis (SC), respectivamente, para qualquer eventualidade.

Veja abaixo imagens do primeiro voo captadas por nossos parceiros da Hangar 33:

O piloto foi o sueco Marcus Wandt, chefe de ensaios em voo da Saab. Apesar de ainda não ter sido entregue para a Força Aérea Brasileira, a aeronave já voa com a matrícula FAB 4100.

Veja os preparativos para o voo:

Em Gavião Peixoto está a sede da Embraer responsável pela campanha de ensaios nos próximos meses. A entrega para o Esquadrão Jaguar da Força Aérea Brasileira está prevista para ocorrer no fim de 2021.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS NOTÍCIAS SOBRE O GRIPEN

A próxima aparição pública do caça F-39E Gripen está prevista para o dia 23 de outubro, em Brasília (DF), como parte das solenidades alusivas ao Dia do Aviador.

O cronograma do projeto prevê a entrega das 36 aeronaves até o ano de 2026.

A primeira aeronave multimissão F-39E Gripen chegou ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), no domingo, dia 20 de setembro, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia.

Veja abaixo imagens da Força Aérea Brasileira:

Na madrugada do dia 22 de setembro, o F-39E Gripen foi conduzido até o aeroporto de Navegantes, local de preparação para o primeiro voo em espaço aéreo brasileiro. O acompanhamento no trajeto foi feito por militares do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) de Canoas, Santa Maria e Florianópolis, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Santa Catarina. Outros órgãos também participaram da ação: Receita Federal, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e Bombeiros Voluntários de Navegantes.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros