AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

F-39E Gripen inicia período de testes no Brasil

Gripen na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP) Foto: Claudio Capucho
image_pdfimage_print

O primeiro caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira já está na unidade da Embraer em Gavião Peixoto. Até o fim de 2021, a aeronave passará por uma série de testes, que inclui a operação em condições climáticas tropicais. O pouso em Gavião Peixoto aconteceu às 15h07, sob comando do piloto sueco Marcus Wandt, chefe de ensaios em voo da Saab.

O Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center) na Embraer também é responsável por testar características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves. O GFTC também deve atuar no desenvolvimento de softwares de evoluções do projeto. O programa de ensaios em voo será integrado às atividades que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017.

Os primeiros caças serão entregues à Força Aérea Brasileira, na Ala 2, em Anápolis (GO), a partir do final de 2021. O contrato prevê que a encomenda de 36 unidades será finalizada em 2026, incluindo oito aeronaves F-39F, versão para dois pilotos desenvolvida especificamente para a Força Aérea Brasileira.

Primeira decolagem do Gripen no Brasil Foto: Linus Svensson @Saab

“A Embraer desempenhará um papel de liderança na execução do programa Gripen no Brasil e será responsável pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entrega das aeronaves de forma a apoiar a operação da Força Aérea Brasileira. Como parte da transferência de tecnologia o Programa Gripen será uma grande oportunidade para aumentar nosso conhecimento no desenvolvimento e manufatura de uma aeronave avançada de combate”, afirmou o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider.

“A chegada do Gripen no Brasil e o seu primeiro voo são marcos importantes no Programa Gripen. Estamos orgulhosos dessa jornada ao lado de profissionais tão qualificados e comprometidos dos dois países”, comemora Micael Johansson, presidente e CEO da Saab. “Nós estamos seguindo o cronograma de entrega dos caças e mantemos o nosso compromisso de longo prazo com o Brasil”.

Primeiro pouso do F-39E Gripen no Brasil
Foto: Claudio Capucho / Embraer

Para o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a chegada da primeira unidade da aeronave F-39 Gripen é um grande marco para o projeto. “É uma imensa satisfação para a Força Aérea Brasileira ver esta aeronave voando em território nacional. O F-39 Gripen, novo caça multimissão da Força Aérea Brasileira, será a espinha dorsal da Aviação de Caça e veio para reafirmar o compromisso da FAB em manter a soberania do País, defendendo os vinte e dois milhões de quilômetros quadrados sob sua responsabilidade”, ressalta Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Veja imagens da primeira decolagem do F-39E em território nacional

Traslado por mar, terra e ar

A primeira aeronave multimissão F-39E Gripen chegou ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), no domingo, dia 20 de setembro, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia.

Na madrugada do dia 22 de setembro, o F-39E Gripen foi conduzido por rodovia até o aeroporto de Navegantes, local de preparação para o primeiro voo em espaço aéreo brasileiro. O acompanhamento no trajeto foi feito por militares do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) de Canoas, Santa Maria e Florianópolis, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Santa Catarina. Outros órgãos também participaram da ação: Receita Federal, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e Bombeiros Voluntários de Navegantes.

O caça decolou, nesta quinta-feira (24), de Navegantes (SC) para Gavião Peixoto (SP), acompanhado por duas aeronaves F-5EM do Esquadrão Pampa. Dois helicópteros da FAB, um H-36 Caracal e um H-60L Black Hawk, foram mantidos de sobreaviso de Busca e Salvamento em Pirassununga (SP) e Florianópolis, respectivamente, para qualquer eventualidade. O pouso na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), ocorreu às 15h07

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros