AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Avançam testes para novo míssil antirradar

Foto: US Navy
image_pdfimage_print

A US Navy anunciou o sucesso do primeiro teste de lançamento real da nova versão do míssil antirradar AGM-88. Chamada de AGM-88G Advanced Anti-Radiation Guided Missile – Extended Range (AARGM-ER), a arma foi disparada com sucesso no dia 19 de julho de um F-18F Super Hornet em uma área marítma próxima à Califórnia.

O AGM-88G incorpora um novo motor do tipo ramjet, o que possibilitou dobrar o alcance, agora estimado em 300 km. Além disso, o míssil passou a atingir um pico de velocidade de Mach 4. Também houve aprimoramentos no sistema de guiagem e na seção de controle.

O novo sistema de guiagem integra o sistema de sinais para detectar e seguir radares inimigos, GPS e datalink. O AGM-88G poderá ser lançado mesmo sem haver um sinal inicial dos radares inimigos e, em voo, utilizar informações enviadas por qualquer aeronave amiga na área.

O grupo de empresas liderado pela Northrop Grumman recebeu o primeiro financiamento para a nova versão em 2016. Posteriormente, a USAF também se integrou ao programa. O objetivo é que o AGM-88G seja integrado às principais aeronaves de combate dos EUA, incluindo o F-35. A única limitação ficará com o F-35B, que não poderá levar o míssil no compartimento interno. Os testes avançarão ao longo de 2022.

Lançamento! ASAS 119! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros