Ao invés de ter oficinas especializadas para efetuar manutenções complexas nas suas aeronaves, o Exército Brasileiro adota uma solução mais simples: passa o trabalho para uma empresa brasileira capacitada na área. A parceria com a Helibras foi renovada durante a feira de defesa LAAD 2019, sendo válida por mais cinco anos.
Os HA-1 Fennec, HM-1 Pantera e HM-3 Cougar passam pelas manutenções mais simples nos próprios esquadrões da Aviação do Exército. Porém, os trabalhos mais complexos são realizados pela Helibras, que tem um centro de engenharia certificado pela Airbus com capacidades de serviços de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão).
“A assinatura deste contrato reforça a parceria da Helibras/Airbus com a Aviação do Exército, que celebra seu centenário neste ano, e mostra que estamos comprometidos a contribuir com o sucesso de suas operações por muitos anos”, afirma Richard Marelli, presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no Brasil.
Os helicópteros HM-4 Jaguar, assim como os UH-15 da Marinha e H-36 da Força Aérea Brasileira, também têm um contrato logístico com a Helibras, conduzido de maneira conjunta pelo Ministério da Defesa.